A Origem da Inspeção


 O NASCIMENTO DA INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O final do século XIX e o início do século XX foi um período de grande prosperidade que se alastrou pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão e particularmente nos Estados Unidos que haviam sido unificados ao final da Guerra Civil (1865). O grande crescimento econômico e os preparativos para Primeira Guerra Mundial aumentaram muito a demanda por produtos químicos em geral, particularmente os derivados de petróleo. Foi necessário desenvolver processos produtivos mais eficientes e de maior capacidade que impuseram aos equipamentos condições cada vez mais severas, tanto do ponto de vista físico (pressão e temperatura) quanto químico (corrosividade). Como as tecnologias de projeto, fabricação e materiais não acompanharam este desenvolvimento, aumentaram muito, nesta época, falhas e acidentes provocados por más condições físicas de equipamentos, particularmente de caldeiras.
Conforme a Associação Norte-americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) temos nos Estados Unidos entre 1870 a 1910 cerca de 10.000 explosões de caldeiras (média de 250/ano). Nos anos seguintes foram registradas de 1300 a 1400 explosões anualmente. Nesta mesma época acidentes provocados por caldeiras causavam a morte de 50.000 pessoas e feriam outros 2 milhões anualmente.
Como é comum em situações de grande comoção social como esta, ficaram evidentes, para toda a sociedade daquela época, duas grandes necessidades:

  • regulamentar o projeto e a fabricação de equipamentos pressurizados, particularmente de caldeiras;
  • capacitar técnicos para controlar a qualidade e a deterioração destes equipamentos.

Um marco histórico da mencionada regulamentação foi a criação do primeiro código estadual norte-americano de projeto e fabricação de caldeiras em 1908. Esta iniciativa pioneira foi tomada em decorrência de acidente que ocorrera numa fabrica de calçados localizada na cidade de Brockton estado de Massachussets, EUA em março 1905. A caldeira que explodiu atravessou o teto de dois andares e foi pousar numa residência próxima matando 58 pessoas e ferindo 117 neste acidente.
Em seguida Ohio (1910), outros nove estados e 19 regiões metropolitanas publicaram seus próprios códigos o que gerou enormes dificuldades devidas à falta de padronização.

Em 1911 a Associação Norte-americana de Engenheiros Mecânicos (ASME), fundada em 1880, criou uma comissão com a incumbência de unificar todos estes documentos, missão que foi cumprida com sucesso. Em 1914, em memorável reunião, foi aprovada a Seção I do seu largamente reconhecido “Boiler and Pressure Vessels Code” (Código de Caldeiras e Vasos de Pressão) que regulamenta (não por acaso) o projeto e construção de Caldeiras.

Reunião na qual foi aprovada a Seção I do Código ASME.

A de segunda necessidade mencionada anteriormente (capacitação de profissionais para controlar a qualidade e a deterioração de caldeiras e vasos) foi atendida com a fundação, em 1919 da Comissão Nacional de Inspetores de Caldeiras e Vasos de Pressão, “National Board”. Esta comissão era composta de representantes de todos os estados americanos e conta hoje também com a participação das províncias do Canadá e do México. Naquela época, apesar da unificação dos códigos de projeto, caldeiras cuja fabricação era contratada por determinada empresa, só podia ser aprovada por inspetor do mesmo estado, o que causava naturais dificuldades. A missão inicial do “National Board” foi de capacitar e certificar pessoal para inspeção de caldeiras promovendo a uniformidade de critérios e menor necessidade de deslocamentos. Desde então o National Board passou a promover treinamento, certificação de pessoal, manter um cadastro das caldeiras e vasos de pressão instalados nos Estados Unidos e Canadá, homologar dispositivos de segurança e a publicar de seu tradicional Código de Inspeção de Caldeiras e Vasos de Pressão.

Estes dois importantíssimos fatos históricos (publicação da seção I do código ASME e fundação do National Board) certamente simbolizam o nascimento da Inspeção de Equipamentos.


O gráfico abaixo mostra o forte impacto destes dois acontecimentos na ocorrência de explosões de caldeiras, onde o números de acidentes foram reduzidos a partir de então, mesmo com a elevação das pressões de trabalho, decorrente da evolução tecnológica advinda ao longo dos anos.

Impacto da seção I do código ASME e da fundação do National Board .
CONFIRA:

O Caso 000, “contribuiu” para o nascimento da Inspeção de Equipamentos....CLICK AQUI.

O Caso 001, “contribuiu” para o nascimento da Inspeção de Equipamentos no Brasil... CLICK AQUI.


Fonte:

A História da Inspeção de Equipamentos por José Antônio Pereira Chainho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário