sexta-feira, 3 de maio de 2013

Caso 001: Explosão na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão - RPBC (1958).

Avarias provocadas no entorno da explosão.

Em 1950 foi inaugurada no Brasil sua primeira grande refinaria de petróleo em Mataripe Bahia, a Refinaria Landulfo Alves (RLAM). Em 1954 entrou em operação a Refinaria Presidente Bernardes de Cubarão (RPBC). As duas eram responsáveis pelo suprimento de quase todo o mercado brasileiro de derivados de petróleo cabendo a maior parte (aprox. 80%) à RPBC. Depois de quatro anos de operação ocorreu um grande acidente na refinaria de Cubatão, que provocou a morte de três pessoas, causou enormes danos às instalações, chegando a comprometer o suprimento do mercado. O monopólio estatal do petróleo passou a ser mais questionado, abalando até sobrevivência da Petrobrás que havia sido criada ha apenas 4 anos.
A causa foi a corrosão de um pequeno trecho (aprox. 60cm) de tubulação de 6”  da linha de entrada de carga da torre fracionadora que havia sido confeccionado em aço carbono em lugar do material especificado no projeto: aço liga 5%Cr 0,5%Mo, perfeitamente adequado para as condições às quais seria submetido.


O trecho instalado indevidamente, utilizando material era inadequado 
para uso nas condições requeridas.


A tubulação operava com nafta, um hidrocarboneto leve e volátil, a aproximadamente 500ºC e 20kgf/cm2 de pressão. Após quatro anos de operação o tal trecho encontrava-se com espessura muito reduzida chegando a perfurar em algum ponto. Três pessoas foram designadas para verificar o que estava acontecendo. Logo após a retirada do isolamento térmico do local onde havia sido observado vazamento, a linha sofreu ruptura brusca que provocou incêndio de grandes proporções e enormes danos.

Linha rompida próxima a entrada da torre de fracionamento.
O "epicentro" da explosão que ceifou a vida de três petroleiros.
Detalhe da avaria.  Percebe-se a diferença de espessura 
entre os tubos devido a corrosão uniforme causada 
pela nafta no aço carbono (rompido).


O impacto deste acidente foi muito grande não só pelo seu aspecto trágico, mas também por representar uma ameaça à sobrevivência da Petrobrás. A partir de então o papel da Inspeção de Equipamentos passou a ser mais bem compreendido e foram alocados recursos necessários para uma atuação mais efetiva. Sob a gerência de Abary Peniche, o órgão de Inspeção de Cubatão se desenvolveu muito e serviu de modelo para a RLAM, para os
setores de transporte, prospecção e produção de petróleo, bem como para as demais
refinarias que foram construídas desde então. Na década de 1980 a Petrobrás passou a investir no setor petroquímico, que também absorveu esta tecnologia e assim se disseminou por todo o país. Estes acontecimentos sem dúvida marcaram o nascimento da Inspeção de Equipamentos no setor industrial brasileiro caracterizando Cubatão como sua manjedoura.

Causas: 
  • Erro de instalação (montagem);
  • Seleção indevida do material (fora das especificações);
  • Corrosão uniforme provocada pela nafta;
  • Ausência de Inspeção.
OBS:A nafta petroquímica é um dos derivados de petróleo mais agressivo aos dutos de aço-carbono.

Veja  o texto na íntegra e muito mais no link abaixo:


Um comentário:

  1. É preciso retomar a questão da segurança com prioridade acima da produção. Treinamento, consignação para manutenção, respeito a limitações humanas, análise de riscos antes de executar tarefas, importância de análise ao "quase acidente", reuniões grupal mesal de segurança, orientaçoes e acompanhamento de trabalho, reconhecimento que toda atividade pode ocorrer acidente, estabelecer e supervisinar metas de segurança,otmizar métodos de trabalho, substituir equepamentos obsoletos, premiar individual e equipe por metas de segurança alcançadas, criar recuros para ouvir sugestões de segurança, divulgar e valorizar as boas ideia de segurança, comemorar trimestralmente ao "zero acidente" como comemora a vida com participação da chefia e familiares da equipe em local fora da indústria.O que difere um ser humano do outro, muitas vezes é avontade. Também é bom lembrar que a participação de cada um faz a segurança de todos. Me considere incluido.

    ResponderExcluir