quarta-feira, 3 de julho de 2013

Caso 000: A Explosão de Shoe Grover – Caldeira (1905).


O desastre da Fábrica Shoe Grover foi uma explosão de uma caldeira, que matou 58 pessoas e feriu cerca de 150, em Brockton, Massachusetts (EUA) em 05de março de 1905.
Após a explosão da caldeira , o edifício de madeira de quatro andares desabou e as ruínas explodiu em chamas, incinerando trabalhadores presos nos destroços.
O desastre de Grover serviu como um alerta à segurança industrial e levou a leis rígidas de segurança e a um código nacional para reger a operação segura de caldeiras a vapor (ver A Origem da Inspeção de Equipamento – CLICK AQUI)

RB Grover antes da explosão da caldeira.


O INÍCIO DOS ACONTECIMENTOS
Uma caldeira da fábrica teve que sofrer limpeza conforme previsto pela manutenção regular da mesma. A caldeira antiga nesse momento entrou em operação temporariamente até o término da limpeza da caldeira mais nova.
A caldeira antiga, alimentada a carvão, servia para aquecer o prédio naquela fria manhã de segunda-feira (05 de março), antes da chegada dos trabalhadores do turno do dia.
Às 07h45 o gerente da fábrica, o Sr. Rockwell, reparou na existência de ruídos estranhos vindos dos radiadores ao longo de uma parede. Poucos minutos depois, a velha caldeira explodiu, elevando-se por três pisos e o telhado, arremessando-o para fora da fábrica.
Muitos trabalhadores que sobreviveram à explosão inicial ficaram presos pelos destroços e pequenos incêndios foram iniciados. Linhas de gás natural foram rompidas.
A fábrica tinha mais de 300 janelas, que estavam estilhaçadas pela explosão. Essas aberturas serviram para alimentar o incêndio, soprando ar para dentro do edifício criando um efeito chaminé. Logo um incêndio de grandes proporções tomou conta da fábrica.
Os ventos fortes ajudaram a espalhar o fogo para galpões de armazenamento próximas e prédios vizinhos, incluindo uma loja de ferragens e uma residência.
Barris de nafta armazenados em um galpão de madeira diretamente atrás da casa de caldeira contribuíram bastante para que o desastre tornasse um dos maiores na história do EUA até então.
Na fábrica haviam pouco mais de 300 trabalhadores no momento da explosão. Cerca de 100 trabalhadores escaparam ilesos e 150 ficaram feridos. 
RB Grover depois do acidente.

TEORIAS DAS FALHAS
Uma das teorias levantadas na época foi que a explosão pode ter sido causada por um dispositivo de segurança que teria sido instalado recentemente.
O fabricante da caldeira citou que até onde pode apurar, não parecia ter havido descuido operacional da caldeira, e que a explosão foi causada por um defeito que era impossível de se descobrir.
No inquérito instaurado, um representante da Grover testemunhou que a caldeira foi inspecionado em dezembro e encontrava-se em aparente bom estado de conservação.
Inspetores de caldeira que examinaram o “rasgo” aberto na caldeira relataram a descoberta de uma trinca em um de seus rebites da costura da chaparia do costado. Peritos concluíram que a caldeira, construída em 1890, já estaria com sua vida útil comprometida devido o trabalho de sob alta pressão que era submetida.

Em 29 de março, o promotor afirmou que o acidente foi devido a um defeito oculto na caldeira e o processo criminal seria arquivado. Quanto à responsabilidade civil , duas semanas depois, um juiz determinou que a explosão foi causada por um defeito que não poderia ter sido descoberto, e inocentou a empresa RB Groveer.

Local onde a caldeira foi arremessada. Quintal da casa vizinha a fábrica de sapatos.

A perícia técnica da época descartou que a explosão tenha sido causada por uma falta de água, porém constatou que pelo menos dois barris de nafta foram armazenados em um galpão de madeira diretamente atrás da casa de caldeira. O estudo diz que, sem as explosões de nafta, o número de mortes teria sido apenas cerca de um quarto do ocorrido. Quando a nafta explodiu, esmagou um dos lados do edifício da fábrica, prendendo mais trabalhadores sob vigas e máquinas. Um segundo anexo contendo nafta pegou fogo depois de cerca de 15 minutos e houve uma segunda explosão, regando centenas de litros de nafta sobre os destroços em chamas.
Engenheiros estimaram que a força da explosão da caldeira foi equivalente a 300 kg de dinamite.
Apesar de sua fábrica ser assegurada, a RB Grover declarou falência.
Acredita-se que a caldeira antiga estava sendo operada com sobrepressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário