quinta-feira, 17 de abril de 2014

Caso 070: Acidentes relacionados ao Fireproofing.

O fireproofing é uma importante medida de proteção contra a deterioração rápida (perda de resistência mecânica) durante um incêndio (alta temperatura). O objetivo é criar uma barreira resistente ao fogo por alguns minutos (30 a 60 minutos), aumentando o tempo e as chances de combate ao incêndio sem haver o colapso da estrutura metálica, diminuindo assim, os danos e evitando a ampliação do acidente. O aço estrutural, em situação de incêndio, ao atingir a temperatura crítica de 550 °C, perde aproximadamente 40% da sua resistência mecânica, iniciando um processo de colapso da estrutura.

Fireproofing: Revestimemto "`a prova de fogo". Nem tanto...

Porém, o termo "à prova de fogo" (fireproofing) é um termo comercial, o que não significa necessariamente que a estrutura não possa sucumbir à exposição ao fogo. Sua resistência ao fogo está relacionada ao desempenho medido sob condições específicas de ensaio e avaliação. Assim, o fireproofing não permite que estruturas metálicas ou de concreto sejam totalmente afetadas por qualquer fogo, mas também não estão imunes aos efeitos do fogo em uma intensidade e/ ou duração suficiente.

Cimento fireproofing revestido colunas (vigas de aço).

O fireproofing é importante durante um incêndio pois permitirá que haja tempo para amenizar ou extinguir o incêndio antes que a estrutura entre em colapso. Ele também é fundamental no que diz respeito ao tempo de resposta aos operadores de uma refinaria, adicionando minutos preciosos para se fazer todos os bloqueios (interrupções) operacionais que poderiam ampliar acidente caso a estrutura ceda. Na construção civil, pode salvar vidas também, e permitindo tempo hábil para evacuação de um edifício em chamas antes de um desabamento.

Neste incêndio, vigas e colunas permaneceram intactas. 
Parte do fireprofing foi removido do aço devido ao fluxo de água
 no combate as chamas. A construção sobreviveu ao fogo.


UTILIZAÇÃO

Industrial:
Piper rack protegido pelo fireproofing.
  • Pipe rack em uma refinaria de petróleo ou fábrica de produtos químicos para manter o aço estrutural abaixo da temperatura crítica 550 °C;
  • Berço de equipamentos de processo (vasos de pressão).

Construção Civil:
  • Estruturas de edifícios;
  • Concreto revestimentos de túneis rodoviários;
  • Circuitos elétricos para manter circuitos elétricos críticos abaixo de 140 °C para que fiquem operacional.





Saias de sustentação (berços) de vasos de pressão vertical,
protegidas pelo fireproofing.






Spray (projeção-pulverização);
Placas de gesso;
Reboco (cimentação);
Emplastros fibrosos.



Spray (projeção-pulverização).



Na foto superior, fireproofing aplicado
por projeção/spray (pulverização). Abaixo da mesma,
fireproofing com placas de gessos.



O QUE O INSPETOR DE EQUIPAMENTOS PRECISA SABER



Na foto superior, fireproofing deteriorado.
Na foto inferior, fireproofing reparado.
  1. Procure por danos no “fireproofing” em colunas de suportação, ou vigas de sustentação de tubulações, construções e estruturas externas de equipamentos de processo e de suportação de outros equipamentos;
  2. Inclua o fireproofing em sua inspeção rotineira atentando para colunas e vigas de suportação estrutural;
  3. Informe e registre os danos observados e certifique-se que sejam reparados;
  4. Na execução de qualquer serviço que implique na retirada temporária do “fireproofing” de elementos estruturais, aproveite a chance para verificar a integridade física do aço e da pintura. Certifique-se que o fireproofing seja reaplicado ao final do serviço;
  5. Caso ocorra qualquer dano à proteção “fireproofing” em elementos estruturais no decorrer de outros trabalhos de manutenção, informe o ocorrido e certifique-se para que seja reparado;
  6. Fique atento. Fireproofing danificado pode permitir a entrada de água causando mais danos ao “fireproofing”, além de promover a  CUI (corrosão sob isolamento) do aço que deveria proteger. Uma falha impressionante relacionado ao CUI e ao fireproofing, pode ser consultado no CASO 002 (click aqui).


Vigas e colunas  com fireproofing deteriorados.

Base de apoio (metálica) com fireproofing deteriorado.


Caso 046 (click aqui)  
A
- Representam as colunas com fireproofing.
B - Representa o local onde as colunas e vigas não possuiam fireproofing.

Em resumo, o fireproofing é um material isolante resistente às chamas que também é frequentemente aplicado na superfície do aço de estruturas, para retardar o aquecimento desse aço devido à exposição ao fogo. O principal objetivo é melhorar a capacidade do aço estrutural de manter sua integridade até que o incêndio seja extinto, ou outros sistemas de proteção ativa entrem em operação fornecendo proteção por resfriamento. Sem fireproofing, o aço das estruturas expostas, tais como nas colunas de suportação do “pipe rack” foto acima (CASO 046), ou nas colunas de suportação da foto abaixo (CASO 018), podem rapidamente perder a resistência e colapsar, possivelmente em minutos. A falha na suportação de tubulações e equipamentos pode levar ao rompimento dessas tubulações e vasos de processo, liberando mais produto inflamável para a atmosfera, gerando um incêndio ainda maior.

Caso 018 (clik aqui).

REFLEXÃO

Frequentemente, o fireproofing é ignorado pelo projeto e mal compreendido no meio industrial, chegando em alguns casos ser taxado como "perfumaria". O descuido com este elemento não é incomum. A sua importância somente é lembrada DEPOIS do sinistro e percebida quando analisada sua atuação contra o “efeito dominó” que geralmente estão de mãos dadas com a maioria dos acidentes com incêndio.


Fonte:
  
 Center for Chemical Process Safety – CCPS  
www.pt.wikipedia.org
www.imapaudits.com
www.niml.ca



Nenhum comentário:

Postar um comentário