Sobre o BLOG


OBJETIVO

"Não somos o que sabemos. 
Somos o que estamos 
dispostos a aprender."
A finalidade do BLOG é revelar uma série de falhas e erros que ocorrem no meio industrial e que colocaram em risco a SEGURANÇA DE PROCESSO e/ou tiveram desfechos indesejáveis no Brasil e no mundo.

Desta forma, a pretensão é agregar conhecimento, ainda que superficial, mas que desperte no leitor-inspetor uma visão mais ampla, enxergando a área industrial e seus problemas de segurança, de meio ambiente e  de cunho técnico de forma mais consciente.

Esperamos que o inspetor, por meio dos casos relatados, reflita e perceba que sua atuação é de extrema importância no meio industrial.  Sobretudo é uma questão de segurança que refletirá na preservação da vida, da integridade dos equipamentos e do Meio Ambiente. Salvaguardando estes itens, a produção e o lucro financeiro das empresas e seus colaboradores, alcançarão patamares incessantes.



Trataremos aqui as seguintes falhas:

1-) PROJETO
Falha proveniente de um erro durante a elaboração do projeto da peça, equipamento ou processo. Geralmente está relacionada a inobservância de normas, erro de cálculo, dimensões fora da especificação, seleção inadequada de materiais, entre outros.

2-) FABRICAÇÃO
Falha oriunda no processo de confecção da peça ou equipamento. Refere-se a defeitos criados durante a fabricação que provocaram falhas no equipamento ou no processo industrial.   Podemos considerar os defeitos surgindo durante processo de conformação mecânica como forjamento, laminação, extrusão e trefilação.  Consideramos aqui a soldagem quando a peça ou equipamento sofreu esse processo na fábrica e o tratamento térmico ineficiente ou inexistente também na fábrica.

3-) MONTAGEM
Caracteriza-se falha de montagem quando a peça ou equipamento foi instalado de forma inadequada, ou seja, a forma de montagem gerou ou facilitou a falha do equipamento, peça ou processo. Exemplos: peças montadas de forma inadequada como desnivelamentos, aplicação de força excessiva, inversões de peças, soldagem e tratamento térmico de forma inadequada no processo de instalação no campo, entre outros.

4-) INSPEÇÃO
Trata-se da falha ocorrida pela inobservância dos procedimentos de inspeção e das normas de seleção de material. Podem ser caracterizada por ensaios de inspeção mal realizados, inabilidade do profissional, ausência de inspeção (omissão ou impedimento) entre outros.

5-) OPERAÇÃO
Falha ocorrida durante o funcionamento do equipamento ou peça causada por erro operacional devido à inobservância dos procedimentos de operação.

6-) MANUTENÇÃO
Falha que ocorre durante o funcionamento do equipamento ou peça após a manutenção dos mesmos. Refere-se a uma manutenção mal executada que leva a falha. Exemplos de falha: peças montadas de forma inadequada como desnivelamentos, aplicação de força excessiva, inversões de peças, soldagem e tratamento térmico de forma inadequada no processo de instalação no campo, falta de lubrificação e de componentes, dentre outros.

7-) SEGURANÇA
Falha devido a um ato de baixo padrão (ato inseguro) que pode acompanhar ou é a causa principal das falhas elencadas anteriormente.

8-) GESTÃO
Falha ocorrida por procedimentos e normas técnico-administrativas no sistema interno da empresa que desencadeiam as falhas supracitadas. Inclui também decisões político-econômicas governamentais que desencadeiam efeitos indesejáveis proporcionando a falha de gestão.

OBSERVAÇÃO:
  • Todas as falhas relacionadas acima podem ou não ter desfecho catastrófico ou acarretou danos somente ao equipamento ou peça;
  • Podem causar a parada do processo e consequentemente prejuízo financeiro;
  • As condições de trabalho, o estado físico e psicológico do trabalhador e o grau de treinamento, muitas vezes é a causa primária das falhas supracitadas;
  • Geralmente um conjunto de falhas são necessárias para causar um acidente (causas básicas e causas imediatas). 

Causa Básica e Causa Imediata

Causa Básica é aquela que ao ser identificada, tratada e eliminada, evita que o problema volte a ocorrer.
Causa Imediata é aquela que causou ou contribuiu para a ocorrência de um acidente, ou uma falha no processo.
Por exemplo, remover um travamento de um sistema energizado pode ser a causa imediata de um acidente com um trabalhador, porém não é a causa básica. Possivelmente, a causa básica poderia ser treinamento inadequado de quem removeu o travamento.




"Feliz  aquele que transfere o que sabe  e aprende o que ensina."
Cora Coralina



Blog inspirado nas aulas do prof. Denes José Vanderlei (SENAI - Cubatão) e no
Curso de Formação de Inspetores de Equipamentos - EFI do SINDIPETRO - LP (T5 - 2013).


11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Gostei mesmo, incrível não tê-lo descoberto antes. Se tiver um tempo, dê uma olhada no meu --> mjordaobr.blogspot.com .

    Saudações Anticorrosivas,

    Jordão - Técnico de Inspeção PETROBRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jordão...com certeza passarei lá pelo eu BLOG...

      Saudações Anticorrosivas e "Fé na Missão"

      Excluir
  2. Temos muito a aprender com a leitura e estudo destes casos de falhas em equipamentos.
    Muito bom trabalho!

    Vicente Palazzo De Marino - Engº Mecânico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Palazzo....

      Somente estou tentando organizar e reunir as falhas neste BLOG para aumentar nossa atenção no ambiente industrial...Com certeza todos (incluindo eu) estão aprendendo!!!

      Abraço e "FÉ NA MISSÃO".

      Excluir
  3. Parabéns pelo ótimo conteúdo disponibilizado em seu blog!!!!

    Grande abraço, e continue com este serviço.

    Fábio Lima

    ResponderExcluir
  4. César, muito bom seu blog, realmente aborda a importância desta atividade que muitas pessoas nem conhece e tem um desafio diário... recentemente também criei uma página para inspetores, mas não conhecia o seu blog... gostaria de compartilhar contigo matérias, artigos e experiências caso seja do seu interesse para divulgação de conteúdos, meu site ainda não foi ao ar, mas depois divulgo pra você conhecer...a propósito, gostaria de saber de você se posso compartilhar a matéria que você colocou aqui referente A ORIGEM DA INSPEÇÃO no meu site quando colocar "no ar", acredito que muitas colegas de profissão e estudantes vão adorar conhecer. Nos falamos, continue compartilhando conhecimento, isto que nossa sociedade precisa, conhecimento. Sucesso e grande abraço. Emerson - Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Emerson, fique a vontade em utilizar o texto. Ele é público.

      Combinamos assim...: todo material que um disponibilizar ou utilizar do outro, citaremos os devidos créditos com link e assim criaremos uma conexão entre os nossos "blogs de inspeção" aumentando a navegabilidade e o leque de informações para os inspetores internautas.

      Um grande abraço e boa sorte com o blog...

      Excluir
  5. Blog nota 1.000 Parabéns!!!!

    Gostaria de ver a possibilidade de inclusão de uma ocorrência (Explosão de reator na Getec Guanabara Química Industrial) ocorrida em 1980, pois seria um CASO muito interessante!

    HÁ 29 ANOS

    Era madrugada de 03 de abril, 04:15h.

    Fomos acordados com a campainha e a voz de meu irmão, que havia feito aniversário no dia anterior e com o qual jantei em sua casa. Ele gritava pelo meu nome em desespero.

    A Leila trazia na barriga o primeiro filho e já tinha uma gravidez não muito boa, instável por problemas congênitos revelados somente após gerar o segundo.

    Ao abrir o portão, meu irmão chorando desesperado, sua família junto ao carro de um vizinho que o levou até a minha casa, só sabia dizer "a Getec explodiu! a Getec explodiu!".

    Ele já havia trabalhado lá e sabia o que estava falando além de morar bem mais próximo que eu a dita fábrica.
    Como trabalhava lá havia 2 anos, o que veio em minha cabeça foram meus colegas de turno.
    Era o meu turno que estava naquele horário e eu, por estar tirando férias de outro colega, trabalhava sem folga e por isso mesmo não coincidia mais o meu horário.....

    Fonte: http://sersomenteser.blogspot.com.br/2009/04/ha-29-anos.html?zx=b408236f4934ff3a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o maior prazer em publicar casos indicados por internautas.... Porém, não possuo dados ou informações suficientes sobre este caso em específico. Se você tiver material disponível (textos e imagens), poderei elaborar um post sobre o acidente da GETEC nos moldes deste blog....

      Meu e-mail: cesar.spie@gmail.com

      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns pelo seu blog, belo trabalho. Grande valia e ensinamentos.
    Fabricio Semonetti

    ResponderExcluir