SEGURANÇA DE PROCESSO

Nem todos os perigos e riscos são iguais ou podem causar as mesmas consequências. Perigos/riscos pessoais ou ocupacionais, tais como escorregões, quedas, cortes e acidentes com veículos geralmente produzem efeitos sobre um único trabalhador. Por outro lado, perigos/riscos de processo podem ocasionar acidentes maiores envolvendo o vazamento de materiais potencialmente perigosos, incêndios e explosões, ou ambos. 
Incidentes e acidentes envolvendo segurança de processo podem ter efeitos catastróficos e podem resultar em múltiplas mortes e feridos, assim como danos substanciais à economia, à propriedade e ao meio ambiente. Incidentes e acidentes desse tipo podem ferir tanto os trabalhadores no interior das indústrias quanto o público que reside nas vizinhanças. Essa é a razão pela qual o gerenciamento da segurança de processo está focada no projeto e engenharia de instalações, análises de perigos e riscos, análise e investigação de incidentes e acidentes, gestão de mudanças no processo, inspeção, testes e manutenção de equipamentos, alarmes e controles de processo efetivos, procedimentos de operação e manutenção, treinamento de pessoal e fatores humanos.

CENÁRIOS DE PROCESSO PODEM EM UM ÚNICO EVENTO AFETAR:

  • PERPETUIDADE DO NEGÓCIO;
  • SAÚDE FINANCEIRA;
  • MUITAS VIDAS HUMANAS;
  • GRANDES IMPACTOS AMBIENTAIS E OU MATERIAIS;
  • PERDAS DE MERCADO PARA CLIENTES E FORNECEDORES.





SEGURANÇA DE PROCESSO X SEGURANÇA OCUPACIONAL



O bom desempenho em segurança ocupacional não assegura um bom desempenho em segurança de processo. Embora exista muito em comum, como uma boa cultura e atitudes de segurança, um bom desempenho em segurança de processo requer uma profunda compreensão dos perigos e riscos específicos associados com os produtos químicos que são manuseados ou armazenados e com as operações de processo que são realizadas numa planta em particular.
Medições tradicionais na área de segurança tais como taxas de acidentes com lesões, taxas de acidentes com perda de tempo, e dias de trabalho perdidos, podem não ser bons indicadores do desempenho da segurança de processo.


Entretanto, em algumas situações a inobservância das normas de segurança pessoal (ocupacional/trabalho) podem incidir diretamente na segurança de processo. Um excelente exemplo para mostrar esta afirmativa é o CASO 047 (click aqui), onde a falta de cuidado em se verificar as condições dos gases explosivos no interior de uma torre de destilação, onde seria feito serviço de manutenção, destruiu boa parte da unidade industrial, acarretando perdas materiais e humanas.

Caso 047

Já o CASO 069 (click aqui), a explosão de uma fábrica de fertilizantes da BASF, na Alemanha, é um caso clássico da ausência de dispositivos básicos de Segurança de Processo.

Caso 069



 RECOMENDAÇÕES
  • Compreenda os perigos e riscos específicos dos materiais de sua unidade de processo e a sua responsabilidade no manuseio com segurança desses materiais.
  • Compreenda os perigos e riscos específicos dos processos de manufatura, armazenagem, transporte, reembalagem, ou outras operações de processamento realizadas na sua unidade.
  • Compreenda o seu papel nas atividades de segurança de processo, incluindo a análise de perigos e riscos, a gestão de mudança, o relato, análise e investigação de incidentes e acidentes, a inspeção e a manutenção de equipamentos e testes, e siga os procedimentos e as boas práticas de trabalho de sua unidade com segurança.


Fonte:

Center for Chemical Process Safety – CCPS.
 
Explanação das aulas ministradas pelo professor Nestor Ferreira de Carvalho
da Equipe de Formação de Inspetores – EFI / SINDIPETRO-LP.

Noções Básicas Segurança de Processo NR20
por Sérgio Marcos Cascaes / Eng. Especialista I / BRASKEM – RS, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário