Ser INSPETOR de Equipamentos


Cortesia: Wanderson Przyvitowski


Cada atitude que tomamos em nossa vida é decorrente de um conjunto de situações que se nos apresentam. Esta situações foram captadas pelos sentidos (audição, olfato, visão, tato e paladar). Com base nas informações que nossos sentidos nos trazem tomamos decisões que serão traduzidas finalmente em ações.
O organismo de inspeção de equipamentos de uma indústria deve ser entendido como uma entidade responsável pelos sentidos em relação a integridade física dos equipamentos industriais dentro do sistema de manutenção da empresa.





Para que isso ocorra o inspetor de equipamentos precisa ter consciência de sua missão dentro da empresa e ser preparado para tomar atitudes baseado no que vê em campo e nas normas técnicas.
O técnico de inspeção de equipamentos ou "inspetor de equipamentos" é o técnico responsável por garantir a continuidade, segurança operacional e integridade estrutural dos equipamentos e instalações das indústrias onde atua.



Este técnico é o responsável pela integridade estrutural e segurança operacional dos diversos sistemas de uma indústria, tais como dutos, vasos, torres, reatores, trocadores de calor e demais equipamentos nos mais diversos tipos de instalações em terra e mar. Também são atribuições deste profissional a execução ou testemunho de ensaios destrutivos, não destrutivos e metalográficos, testes de pressão, calibração de instrumentos de inspeção, de cálculo de taxa de corrosão e definição da vida residual dos sistemas.





O técnico de inspeção de equipamentos deve ser, em princípio, um dos mais treinados dentro do corpo da manutenção e deve cultivar as seguintes qualidades:


  • Observação: capacidade de enxergar detalhes do equipamento e do processo que anunciam uma possível avaria;
  • Curiosidade técnica: apurar as causas e os mecanismos de danos;
  • Método: cumprir o planejamento/programa de inspeção;
  • Respaldo técnico: todas as suas solicitações deverão ser baseados em normas e procedimentos técnicos e para tanto é importante manter-se atualizados;
  • Exigência:  acompanhar os serviços de manutenção e não permitir má qualidade do mesmo;
  • Atenção: atentar para as observações da operação/produção, pois frequentemente fornecem informações valiosas sobre o desempenho e condições operacionais do equipamento;
  • Engenhosidade: procurar os melhores meios para que um serviço seja executado ao menor custo com qualidade e segurança;
  • Conscientização: saber que a inspeção é um meio de garantir a produção e não um fim em si mesma;
  • Abnegação: não esmorecer quando não for atendido em alguma solicitação pois corremos o risco de deixar que o equipamento se deteriore por completo;
  • Responsabilidade: saber que a produção depende da integridade física dos equipamentos, portanto, dependerá do inspetor a detecção das falhas em equipamentos que causem a interrupção da produção.


O VÍDEO ABAIXO RESUME A FUNÇÃO 
DO TÉCNICO EM INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS



Fonte:

Petróleo Brasileiro S.A – PETROBRÁS.

5 comentários:

  1. Muito bom seu blog.
    Em brve estarei assumindo a funcao de inspetor de equipamentos e com certeza irei utiliza-lo muitas vezes ainda.

    Aproveitando, voce pode indicar uma instituicao com curso para inspecao de equipamentos?

    Obrigado.

    Paulo Freitas

    ResponderExcluir
  2. Com trinta anos de experiência na área, como inspetor de equipamentos, infelizmente sou obrigado hoje a admitir que todos os setores da indústria, aliado a um fraquíssimo mercado de trabalho e uma priorização na produção em detrimento à qualidade e continuidade profissional é o que rege a atual conjuntura. Infelizmente hoje eu sou obrigado a admitir que quem quiser conhecer um "genuíno inspetor de equipamentos", que trabalhe à moda antiga e reúna todas as características citadas, deve procurar um museu de cera ou algo parecido, pois são raros e cada vez mais em processo de extinção.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Muito bom seu trabalho. Que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa esta publicacao principalmente para os inspetores que estao iniciando

    ResponderExcluir