domingo, 23 de março de 2014

Caso 065: Pequenos Vazamentos, Grandes Problemas.

Vazamentos em uma planta de processo são um dos maiores perigos que o setor industrial enfrenta. A maioria dos produtos não provocam incêndio ou explosão desde que não seja misturada com  oxigênio em proporções ideais. É fundamental manter o produto isolado, sem contato com  o ar. Esta ação, sem dúvidas, já evitará grandes problemas para o processo industrial.

Da mesma forma os produtos tóxicos ou corrosivos. Eles somente são perigosos, quando vazam, ou seja, ficam fora de controle.
A principal dificuldade na prevenção de incêndios e explosões é evitar que os produtos e subprodutos do processo vazem, e isso somente poder ser conseguido mantendo a integridade física da planta e operando-a com segurança.

Quando nos lembramos desse assunto, logo imaginamos casos de transbordamento de tanques, vazamentos em tubulações, vasos, bombas entre outros. Sempre os grandes vazamentos causam os maiores danos. Errado, nem sempre. Tubulações de pequenos diâmetros podem dar uma grande dor de cabeça.

A instalação, manutenção e inspeção adequadas de tubings (tubulações de pequeno diâmetro) são muito importantes na prevenção de incêndios e vazamentos de materiais tóxicos em plantas de processo. Não se esqueça dos tubings só porque eles são pequenos! Mesmo um pequeno vazamento pode causar um incêndio que poderá aumentar de tamanho e um pequeno vazamento de material tóxico podem ter consequências sérias. Eis aqui alguns incidentes:

Situação 01:

Um tubing de aço inox de ½ pol. entre uma bomba de glicol e um vaso de processo falhou numa conexão próxima ao vaso. O vazamento resultante atingiu um refervedor (“reboiler”) e pegou fogo, causando danos significativos ao equipamento. Concluiu-se que a falha do tubing foi consequência da vibração causada pela operação da bomba de glicol.

Situação 02:

Nos E.U.A. um tubo de aço inox de 1 pol. para um depurador (“scrubber”) de gás falhou na conexão do tipo compressão. O vazamento de gás resultante pegou fogo, mas se auto extinguiu sem maiores danos. A causa exata da falha não foi determinada, mas os gráficos de pressão indicaram que havia ocorrido uma sobrepressão antes do acidente. O tubing também poderia ter sido danificado durante as tempestades da temporada anterior de furacões.


Situação 03:

Durante a partida de uma plantade GNL (gás natural liquefeito), foi detectado um vazamento de gás em um  tubing de ½ pol. de um sistema de selagem de uma bomba. Os reparos foram executados por um técnico que não havia sido treinado adequadamente. Quando a planta partiu novamente, o tubing falhou completamente, ocasionando um vazamento de GNL, seguido de incêndio.











O que a Manutenção e a Inspeção devem fazer:

  • Faça uma revisão dos procedimentos de instalação, inspeção e manutenção de tubings de sua planta de processo;
  • Lembre-se que o tubing pode não ser tão resistente quanto uma tubulação de maior diâmetro e poderá ser mais facilmente danificado. Evite impactos a tubings e conexões;
  • Comunique qualquer dano ou vazamento em tubings que você observar em sua planta de processo e faça o acompanhamento para assegurar-se de que ele tenha sido efetivamente reparado;
  • Esteja ciente que a instalação e o reparo de tubings devem ser feitos por técnico qualificado e adequadamente treinado;
  • Utilize as ferramentas e procedimentos apropriados para instalação e manutenção, incluindo procedimentos para curvar/dobrar e executar a cravação/instalação de acessórios/conexões;
  • Utilize os componentes corretos – tubos, anilhas, porcas e conexões. Nunca misture componentes de fabricantes diferentes;
  • Peça ao fornecedor de tubings e conexões para disponibilizar informações sobre os procedimentos corretos de instalação e manutenção de seus produtos.


OBSERVAÇÃO: 
As fotos são exemplos de falhas em tubings mas não são referentes as situações descritas no texto.

Fonte:

Center for Chemical Process Safety – CCPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário