domingo, 2 de fevereiro de 2014

Caso 058: O Desastre de San Juanico (1984).

O desastre de San Juanico foi um grande acidente industrial ocorrido em San Juan Ixhuatepec (mais conhecido como San Juanico) no subúrbio da Cidade do México, ao norte da mesma.
O incidente ocorreu em uma instalação de armazenamento e distribuição (um "terminal") para gás liquefeito de petróleo (GLP), pertencente à empresa multi-estatal, Petróleos Mexicanos (PEMEX). A instalação consistia de 54 tanques  de armazenamento de GLP (vasos de pressão),  destes, 6 eram tanques esféricos (quatro com capacidade de 1.600 m3 e dois de 2.400 m3) e 48 tanques cilíndricos horizontais de vários tamanhos.  

A esquerda as duas esferas remanescente. Eram seis no total.

Área de tancagem dos vasos cilíndricos completamente destruída.

Três refinarias forneciam diariamente o GLP  para planta de San Juanico. Naquela madrugada a planta estava sendo abastecida pela refinaria de Hidalgo a 400 km de distância, sendo que as duas esferas maiores e 48 recipientes cilíndricos foram preenchidos  até 90% e 4 esferas menores até 50% de sua capacidade.
No momento do acidente todos os tanques juntos continham cerca de 11.000 mde propano /butano, o que representa um terço de todo fornecimento de gás da Cidade do México.

 O ACIDENTE

A partir das 3h00m da manhã de 19 de novembro de 1984, houve um vazamento de gás. Durante quase três horas, a nuvem de gás impregnou toda a área de tancagem indo além desta instalação atingido uma área residencial próxima. Algumas pessoas que vivem perto da usina despertaram do seu sono, devido ao forte cheiro de gás.
A queda de pressão foi notada na sala de controle, e também em uma estação de bombeamento do gasoduto. Uma tubulação de 8” entre uma esfera e uma série de tanques cilíndricos rompeu-se. Infelizmente, os operadores não conseguiram identificar a causa da queda de pressão. A liberação de GLP continuou até encontrar uma fonte de calor...Ocorre a ignição.
Uma série de explosões destruíram as instalações e devastou parte do subúrbio de San Juanico. As explosões foram tão violentas que foram registradas pelos sismógrafos da Universidade do México.
A primeira explosão foi registrada 05h 44min 52s, e foi seguida por 12 explosões dentro no período de uma hora e meia. Foi observado que alguns deles foram do tipo BLEVE - Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion (explosão do vapor de expansão de um líquido sob pressão).


As esferas remanescentes de San Juanico.

Devido à ruptura de dois tanques de armazenagem, duas das explosões tiveram uma intensidade de 0,5 graus na escala Richter e uma enorme nuvem de cogumelo de fogo atingiu 500 metros de altura.
As casas ao sul da área foram praticamente incineradas. Ondas de choque das explosões não só destruiu uma série de casas, mas também arremessou vários tanques cilíndricos a partir de seus berços, acrescentando ainda mais combustível ao incêndio que tomou conta de toda a instalação e as casas do subúrbio de San Juanico. As esferas menores e alguns dos cilindros explodiram. Fragmentos das esferas e tanques cilíndricos inteiros, alguns pesando cerca de 30 toneladas, foram arremessados à longa distâncias. Foram encontrados fragmentos metálicos retorcidos a 1200 m do local e vasos cilíndricos até 400 m. Um destes vasos atingiu uma casa de 2 andares matando todos os moradores.







O INCÊNDIO

Grande parte do subúrbio de San Juanico foi destruída pelas explosões e o incêndio que se seguiu. O incêndio também se espalhou para a planta vizinha de engarrafamento de gás em cilindros (fábrica UNIGAS), ocorrendo ainda mais explosões, aumentando assim o incêndio.
O fogo devorou ​​tudo ao redor da planta, incinerando instantaneamente casas, pessoas, animais de estimação e veículos. Cinco quarteirões da cidade foram praticamente varridos pelo fogo. Grande parte da população ainda estava dormindo ou se preparando para ir ao trabalho ou escola e praticamente foram vaporizadas. O calor radiante gerado no incêndio incinerou a maioria dos cadáveres reduzindo a cinzas. Muitos com apenas 2% dos restos recuperados deixados sem condições de reconhecimento. Uma vala comum foi feita para enterrar os restos mortais das vítimas de San Juanico.

Vala comum de San Juanico.

Pessoas nuas ou simplesmente em suas roupas íntimas e pijamas corriam sobre  vidro quebrado e detritos que cobriam as ruas. Gotículas de gás liquefeito de petróleo “choviam” sobre a população em fuga, causando queimaduras terríveis. Sobreviventes queimados, confusos e em estado de choque vagavam pelas ruas até a chegada de socorro.

Cenas lamentáveis da tragédia.



Às 6 da manhã, os primeiros caminhões de bombeiros chegaram ao local. Cerca de 985 médicos e 1780 paramédicos  participaram do socorro.  O  exército foi chamado para conter o pânico, onda de saques e estabelecer a ordem.



CAUSAS PROVÁVEIS

Causas Imediatas:

O desastre foi iniciado por um vazamento de gás provavelmente causado por uma tubulação de 8” durante as operações de transferência entre o pátio de tancagem das esferas com os vasos cilíndricos. Cita-se que um sobre pressão rompeu a tubulação que provavelmente não possuía  espessura de parede adequada. Resta saber se a parede da tubulação sofreu corrosão, ou estava subdimensionada (falha de projeto ou de instalação).  Outra dúvida que paira sobre o caso é se a inspeção de equipamentos tinha o controle de medição de espessura.
A fonte de calor que provocou a ignição também é desconhecida.  A fonte provável seria uma faísca da ignição de um caminhão de entrega que estava na fábrica no momento do acidente.
Há muitas teorias e especulações sobre o assunto.

Causas Básicas:
  • Layout da fábrica quanto ao posicionamento dos vasos e o distanciamento entre eles foram considerados inadequados;
  • A instalação de um sistema eficaz de detecção de gás e de emergência poderia ter evitado o desastre. A planta não tinha sistema de detecção de gás e, portanto, quando o isolamento de emergência foi iniciado já era tarde demais;
  • Sistema de água de incêndio do terminal foi desativado na explosão inicial (falha  também percebida no Layout). Também os sistemas de pulverização de água foram insuficientes;
  • Falha no Controle de Emergência foi evidenciada pelo plano de emergência local e pelo acesso de veículos de emergência. Ambas ineficazes. Dificultando a chegada dos serviços de emergência agravada pela população em fuga.

AS CONSEQUÊNCIAS

Após as explosões, a sociedade mexicana exigiu saber o que tinha acontecido em San Juan Ixhuatepec. A PEMEX emitiu uma declaração culpando UNIGAS Co., que tinha uma instalação de armazenamento ao lado da fábrica. Eles disseram que uma explosão em um caminhão-tanque de gás de descarga na fábrica UNIGAS tinha produzido a catástrofe. Evidências apontam a origem o desastre na fábrica PEMEX. Operários da PEMEX que sobreviveram ao desastre disseram que um vazamento de gás foi detectado, mas nada poderia ser feito, pois foi detectado tarde demais. A PEMEX, depois de admitir sua culpa, prometeu indenização e abrigo para as pessoas afetadas pelas explosões.
O governo da Cidade do México prometeu mudar e banir as usinas de gás de San Juanico. Entretanto, até 2009, seis áreas de armazenamento de gás permanecem. Incluindo a instalação da PEMEX que foi reconstruída. Novos postos de gasolina e depósitos de armazenamento de materiais inflamáveis ​​foram construídos dentro do chamado "polígono de segurança" ignorando um decreto presidencial promulgado logo após o acidente. Catorze empresas são classificadas como "perigoso para a comunidade", com 12 deles estando em risco de uma explosão.

O VÍDEO ABAIXO DEMONSTRA A TRAGÉDIA 
E AUMENTA NOSSA PERCEPÇÃO DO CAOS
QUE FOI O ACIDENTE DE SAN JUANICO.



O subúrbio de San Juanico cercava a instalação da PEMEX e consistia de 40.000 habitantes, e mais 60.000 vivendo nas colinas. Estimam-se entre 500 e 600 vítimas fatais e 5000 a 7000 feridos (muitos com queimaduras graves).  O desastre San Juanico foi um dos mais mortais desastres industriais da história do mundo que, com o tempo, vem caindo no esquecimento, tal como vem desaparecendo da memória coletiva dos brasileiros a tragédia da Vila Socó, que ocorreu no mesmo ano em Cubatão-SP-Brasil.

CASOS CORRELATOS





Fonte:



Um comentário:

  1. O local aonde ocorreu a explosao hoje e um parque

    http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=19.524463&lon=-99.107172&z=16&m=b&show=/4188370/es/Parque-Deportivo-Francisco-Gabilondo-Soler-Cri-Cri&search=San%20Juan%20Ixhuatepec

    ResponderExcluir