terça-feira, 12 de novembro de 2013

Caso 047: Explosão em Torre de Destilação (2000).

Em janeiro de 2000, um incêndio ocorreu devido a uma explosão em uma fábrica química em Changhua County, Taipé, Taiwan. A explosão foi iniciada na torre de destilação e fortes evidências indicam que começou quando um trabalhador ligou a furadeira elétrica e causou a explosão de uma nuvem do vapor de tolueno altamente inflamável confinada na torre.

Vista geral da estrutura que envolvia a torre de destilação, após a explosão.

EFEITO EM CASCATA

A onda explosiva rompeu a torre e espalhou o solvente orgânico e provocou incêndio. Em virtude disso, o tolueno e a resina epóxi que escaparam da torre, produziram uma bola de fogo conhecida como Bleve (explosão de vapor em expansão de liquido em ebulição) e causou a ruptura da estrutura da edificação e tubulações. Sequencialmente, mais explosões e fogo ocorreram, atingindo centenas de tambores de armazenamento de diversos tipos de solventes orgânicos.
Os bombeiros locais não conseguiram entrar na fábrica e somente circunscreveram o fogo, lançando água a distância.
Infelizmente, dois trabalhadores ficaram seriamente queimados e morreram no hospital.

Fragmentos da torre, após o Bleve.
O fundo da torre foi encontrado no setor de manutenção.

RECOMENDAÇÕES

O inspetor de equipamento como qualquer outro profissional da área de manutenção, quando estiver envolvido em trabalho a quente (reparos com soldas, esmerilhamento, entre outros) em área confinada com vapores orgânicos deve se perguntar se as medidas de precauções para evitar uma explosão de uma nuvem de vapor, principalmente se esta nuvem estiver contida em um espaço confinado (Exemplo: interior de equipamentos como um vaso de pressão) foram verificadas por um Técnico de Segurança do Trabalho.
Durante a inspeção e os trabalhos de reparos em interior de equipamentos, utilize sempre luminária à prova de explosão em atmosferas comprovadamente explosivas mesmo que o equipamento esteja aparentemente ventilado. Evite correr riscos desnecessários. Ferramentas elétricas sempre geram faíscas que podem ignizar uma explosão deste tipo.

A resina epóxi gelatinosa espalhou-se rapidamente e uma furadeira elétrica foi
encontrada na resina. Muito provável que era  a furadeira
utilizada pelo trabalhador no interior na torre.

Ao conduzir uma inspeção do equipamento, verifique se as etapas necessárias para assegurar que a segurança de trabalho a quente em uma área ocupada com os vapores inflamáveis foram obedecidas conforme as exigências da NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
A NR-33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Fonte:

Institute of Occupational Safety and Health (IOSH), Taiwan.
NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
zonaderisco.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Caso típico da importância do setor de inspeção de equipamentos!

    ResponderExcluir
  2. Sugestão: http://www.grothcorp.com/uploads/docLib_1126_8820A.pdf

    Uma válvula de pressão e vácuo tipo pipe-away com um corta-chamas integrado para o direcionamento dos gases para uma área segura poderia ajudar?

    ResponderExcluir