sábado, 19 de outubro de 2013

Caso 043: Incêndio Ignizado por Veículo.

Um tanque atmosférico de armazenamento de líquido inflamável transbordou em pátio de tanques de uma refinaria. O problema somente foi detectado quando um funcionário da área de segurança notou forte odor de hidrocarboneto.

Vista geral: pode ser visto três tanques atingidos pelo incêndio. 

Ele imediatamente entrou em contato via rádio com o setor de operação da área de tancagem para reportar a sua preocupação.
Após longos minutos, dois operadores se dirigiram incrédulos em uma caminhonete para área para fazer uma investigação. Eles não levaram o segurança a sério e não responderam prontamente quando o forte odor foi reportado, pois o segurança, como era novato no trabalho, acreditaram erroneamente, que o mesmo estava superdimensionado o evento.
Ao se aproximarem do local uma explosão ensurdecedora  ocorreu e um grande incêndio é irrompido . Acredita-se que caminhonete deles (operadores) proveu a fonte de ignição necessária para a deflagração inicial e o fogo subsequente.
Foram necessárias 36 horas para que as brigadas de incêndio conseguissem extinguir o fogo que se alastrou para outros dois tanques próximos.
Mais de uma dúzia de funcionários foram hospitalizados e dois tanques foram perdidos totalmente pelo fogo.



OCORRÊNCIAS

O tanque estava sendo carregado, mas os operadores não sabiam que o sistema automático de controle de carregamento e o alarme de nível alto haviam falhado, ou seja, o sistema de segurança que serve para interromper  o fluxo de combustível contra transbordamento ou sobrecarregamento do tanque era inoperante .
Os operadores não monitoraram a operação de carregamento de perto, pois também acreditavam que o tanque ainda tinha muita capacidade de armazenamento.

Como sempre, uma série de eventos significativos ocorreu até a falha catastrófica:

Dispositivos de Segurança do tanque inoperantes ou falhas não detectadas (falta de inspeção, de teste ou de indicação de irregularidade operacional);
A avaliação da informação do segurança foi subestimada pelos operadores, o que causou atraso na averiguação e nenhum sinal de emergência foi emitido;
Erroneamente aproximaram-se perigosamente com um veículo propício a prover de ignição necessária em atmosfera explosiva.

  
COMO EVITAR

Combate ao incêndio.
  1. Transferir líquidos inflamáveis é sempre um risco cm consequências potencialmente significativas, portanto, monitore essas operações de transferência de perto e nunca a distância, confiando cegamente nos instrumentos. Assim você poderá responder rapidamente contra transbordamentos e vazamentos de forma eficiente;
  2. Quando você estiver transferindo produtos, tenha certeza para onde ele está sendo conduzido e a capacidade de armazenamento do destino final deste produto;
  3. Quando o bombeando para um tanque, o indicador de nível não responder conforme o esperado,  interrompa imediatamente o bombeamento e verifique o que esta acontecendo;
  4. Se assegure que todos os intertravamentos e alarmes são testados na frequência recomendada pelos procedimentos de segurança da instalação. Caso detecte  irregularidades, informe-se se eles não são alarmes e instrumentos  críticos e se eles deveriam estar incluídos num programa de teste pela instrumentação;
  5. Considere todos os avisos e ocorrências fora do normal a sério, principalmente quando reclamarem de odor de hidrocarbonetos. Responda rapidamente mas com cautela. Sempre que inflamáveis são liberados, um incêndio está somente à distância de uma faísca.

QUANTO A IGNIÇÃO PROVIDA POR VEÍCULO

  • Um motor a combustão interna (gasolina ou diesel) pode ser uma fonte de ignição para uma nuvem de vapores inflamáveis. Motores a combustão interna são normalmente utilizados em veículos e em outros equipamentos portáteis utilizados na operação, manutenção e na construção de unidades de processo;
  • As temperaturas das superfícies quentes de um motor podem exceder a temperatura de autoignição de muitos vapores inflamáveis. Portanto é recomendável não dirigir para dentro de uma nuvem inflamável. Veículos podem prover a fonte de ignição necessária para início de uma explosão (coletores de escapamento ou silenciadores geralmente alcançam a temperaturas superiores as temperaturas de autoignição de muitos combustíveis). Lembre-se, uma nuvem ignizada por um veículo que você está conduzindo, o centro da explosão  será o seu veículo.


Veículo conduzido pelos operadores,
que provocou a ignição da explosão seguida de incêndio.

  • Se certa quantidade de vapor inflamável estiver presente na tomada de ar de um motor, ele pode provocar uma sobrerotação do motor. Portanto, se o motor do veículo que você estiver dirigindo, começar acelerar sozinho, desligue-o e saia imediatamente. Você pode estar se dirigindo para uma área com atmosfera inflamável;
  • Há relatos de motores a diesel que continuaram funcionando com a própria atmosfera inflamável prese no ambiente como fonte de combustível. A explicação para isso é que motores  a diesel operam com a ignição do combustível pela temperatura de compressão do próprio combustível enquanto que motores a gasolina necessitam de velas para centelhamento.
CASOS CORRELATOS:

Click no título para consultar:





Fonte:

Centre for Chemical Process Safety – CCPS.
Mike Mckenna – Apache Corporation –USA
Canal YOUTUBE - RISCOVIDEO


Um comentário:

  1. Gostei da descrição do caso com a caminhonete e gostaria de utilizar, com os devidos créditos, para estudo em sala de aula. Os Srs. poderiam informar onde o acidente ocorreu?
    Grato,
    Jodrian Freitas

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