quarta-feira, 19 de junho de 2013

Caso 022: Queda da Torre do Flare da P-62 (2012).


O incidente ocorreu no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no município de Ipojuca (PE), no dia 15 de dezembro de 2012. A  torre do flare do navio-plataforma P-62 (FPSO - Floating Production Storage and Offloading), caiu junto ao costado da embarcação quando estava sendo içada.

O incidente ocorreu com o rompimento de dois cabos de aço que sustentavam o equipamento. Não houve vítimas.  A construção do FPSO esta sendo executada pelo Consórcio Camargo Corrêa/IESA (CCI) e segundo a cliente PETROBRÁS, o cronograma continuará sem alterações e as obras de integração da plataforma continuarão normalmente no Estaleiro Atlântico Sul (EAS).  A previsão de entrada em operação da P-62 continua mantida para 2014, conforme o Plano de Negócios e Gestão da Petrobras para o período de 2012 a 2016.

Segundo a Petrobras, a torre tombada foi removida e posicionada ao lado de um dos diques do estaleiro, e a empresa instaurou comissão para apurar as causas do incidente. O FPSO entrará em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos, e terá capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia.

Veja  a seguir a sequencia de imagens documentando o caso.

Início da Manobra de edificação do Flare no dia 15/12 às 06:00h. 
Início do içamento às 09:40h.
Chegada do flare na base para a rotação e verticalização – 9:40h. 
Pino alinhado e início da verticalização – 11:30h.
Início do giro para 40° para atingir a máxima inclinação, para se utilizar a
lingada do Módulo 01 para aproximar o flare e verticalizar
(a manobra parava a cada segundo para se
avaliar a carga nos pontos de içamentos) – 13:30h.
Final do cabo do Pórtico que não está na posição para o giro com a 
ajuda da lingada do Módulo 01. Para terminar  a manobra, esperou-se 
a maré vazante, prevista para 23:50h.
18:30h – Início do primeiro rompimento de cabo e 
evacuação imediata de todos de bordo.
Todos as pessoas evacuadas de bordo – 18:35h.
19:30h – Início do rompimento do segundo cabo.
19:40h – Rompimento do segundo cabo e queda do Flare.
Deformação no flare após a queda.
23:00h – Passagem do primeiro cabo para amarração do flare e
inicio da remoção do flare para área de pré-edificação.
01:50h – Término da colocação da terceira lingada e inicio
do içamento do flare. Às 2:45h – Retirado do topo do flare da água e
verificação que estava totalmente avariado.

3:30h – Início da colocação da lingada da estrutura avariada do topo do 
flare com o auxilio de rebocador. Às 04:15h – Retirada total do flare 
da água e verificação da grave avaria.
4:20 h – Verificação da avaria dos flares tips.
05:30h –  Içamento do flare na área de pré-edificação.
Veja o vídeo no momento da queda
 da torre do flare da P-62, clicando AQUI.


Fonte:

http://www.portalnaval.com.br por Rodrigo Miguez
http://www.advivo.com.br
http://www.petronoticias.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário