domingo, 19 de maio de 2013

Pré-Sal


Reservas de petróleo de Pré-Sal também chamadas de Subsal são grandes reservas de óleo e gás encontradas em áreas profundas dos Oceanos.

Elas são consideradas as reservas de petróleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis de serem encontradas.
As empresas de petróleo nos últimos 100 anos, deram preferência sempre a procura de petróleo em desertos, áreas continentais e também em águas rasas que são locais de mais fácil acesso.
A tecnologia para explorar petróleo nessas áreas já é bem conhecido há décadas ao contrário do que acontece com o Pré-Sal, explorar essa nova fonte de petróleo vai ser um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou ainda nem foi desenvolvida.

O vídeo abaixo, além de dar uma ideia muito boa do tamanho desse desafio para o Brasil, foi através desse documentário exibido pela Discovery Channel Brasil, a forma que o público mundial, começou a ver o Pré -Sal brasileiro.




De um certo modo, isso é bom, pois a riqueza, o dinheiro e o combustível que virão do Pré-Sal vão ser um grande estímulo para o desenvolvimento científico no Brasil.
As reservas de petróleo do Pré-Sal Brasileiro estão localizadas na Região Sudeste, na chamada Zona Econômica Exclusiva Brasileira, uma área de 200km a partir do litoral onde somente o Brasil pode explorar as riquezas ( todos os países que tem divisa com o Oceano tem direito a ter uma área deste tipo ).



Se estendendo a partir do norte do estado do Espírito Santo, passando pelo Rio de Janeiro e descendo até o centro do litoral de São Paulo, o Pré-Sal Brasileiro contém aproximadamente 100 bilhões de barris de petróleo, o que faz dele a maior reserva de petróleo ainda inexplorada do mundo.
Levando em conta que as reservas Brasileiras de petróleo em áreas conhecidas eram de 15 bilhões de barris, com estes 100 bilhões extras vamos ter um crescimento 766% nas reservas do Brasil, elevando o país ao nível inédito de Potência Petrolífera Mundial.
A principal característica do Pré-Sal com certeza é a sua profundidade. Levando em conta o nível do mar, são mais de 7.000m até que se chegue ao petróleo em sí, em outras palavras, vai ser necessária uma tecnologia inédita em que as plataformas vão precisar de tubos de exploração e perfuração de mais de 7 Km !!


Não sabe ao certo o motivo pelo qual se formou esta imensa reserva de petróleo na região do Pré-Sal, mas uma das teorias é a de que tenha surgido devido a separação dos continentes da América do Sul e Africa aproximadamente 120 milhões de anos atrás.
Segundo esta teoria, quando este dois continentes começaram a se separar se formou entre eles um mar raso / pântano ( Oceano Atlântico dos dias de hoje ), que rapidamente foi colonizado por milhares de espécies de plantas, microorganismos e peixes.
Com o passar dos anos e com o passar das Eras Glaciais que a terra foi tendo, este mar foi ficando cada vez maior e mais fundo, acumulando também cada vez mais sal e organismos mortos no seu fundo ( quando o mar foi ficando mais fundo, os organismos que eram adaptados ao mar mais raso morriam ), o que no futuro veio a formar o petróleo.
Por este motivo, especialistas supõe que também deve existir um depósito de petróleo Pré-Sal semelhante na costa da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário