segunda-feira, 27 de maio de 2013

Corrosão Grafítica (Grafitização)


É uma corrosão seletiva devido à formação de um par galvânico de grande diferença de nobreza entre dois elementos de uma liga metálica. No caso da corrosão grafítica, que ocorre principalmente nos ferros fundidos cinzentos, temos o grafite que age como área catódica em relação ao ferro e este age como área anódica a ser corroída, ou seja, o ataque seletivo ocorre na matriz do ferro, deixando uma rede de grafite catódica em relação ao ferro.

A grafitização, como também é denominada, é um processo lento e raramente ocorre em ferros fundidos nodulares, maleáveis ou brancos, porque a rede de grafite não é contínua como no ferro fundido cinzento. Recebe esse nome devido ao fato que o ferro fundido parece tornar-se grafitizado.

1. Ferro Fundido Cinzento (rede de grafita contínua facilitadora do processo corrosivo).
2. Ferro Fundido Nodular

O ferro fundido é normalmente usado para tubulações de água, de esgotos, drenagem, dentre outras.
A corrosão grafítica, em geral, não impossibilita a utilização destes tubos de ferro fundido quando as exigências  de pressões são baixas, suportando bem, mesmo quando corroídos.
Entretanto, deve ser avaliado todo tipo de esforços mecânicos que a peça irá sofrer em locais susceptíveis a esse tipo de corrosão, afim de não propiciar situações perigosas, já que o ferro fundido perde sua resistência mecânica.
Para minimizar os problemas de corrosão grafítica é prática usual revestir os tubos, internamente com argamassa de cimento e externamente com um revestimento adequado por tubulações enterradas.
A corrosão grafítica se processa  em temperatura ambiente e é observável em tubos de ferro fundido velhos. O ferro metálico é convertido em produtos de corrosão, restando a grafite intacta. A área corroída fica com um aspecto escuro, característico da grafite, como pode ser vistas nas duas imagens abaixo:



Corrosão grafítica do ferro fundido. 
Observe nas duas fotos acima o aspecto 
escuro da área corroída – grafite intacta.

Fonte:
Corrosão por Laerce de Paula Nunes
Equipe de Formação de Inspetores - EFI por Luiz Antônio Bereta.

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