domingo, 12 de maio de 2013

Caso 010: Explosão em Unidade de Isomerização da BP (2005).


Localizada em Texas City, cerca de 56 km sudoeste de Houston, a refinaria da British Petroleum (BP AMOCO), que ocupa uma área de aproximadamente 5 km2, sofreu um acidente catastrófico no dia 23 de março de 2005.

O incêndio continuou durante a noite.

Essa refinaria possui 30 unidades de refino, sendo assim, a terceira maior refinaria dos Estados Unidos e a maior unidade fabril da BP.
A explosão foi resultado da liberação de uma Nuvem de Vapor Não Confinado a partir de uma emanação de Benzeno - Heptano de uma unidade de isomerização. A unidade estava em partida depois de uma parada de duas semanas para reparos no reator.
Ao lado desta Unidade de Isomerização que explodiu, cerca de 375 empregados contratados, estavam fazendo trabalho de manutenção em parada em uma unidade vizinha de Ultra Craqueamento quando ocorreu a explosão, ou seja, eles não estavam participando da parada de manutenção da Unidade de Isomerização que iniciou o sinistro.

Pipe rack danificado com a força explosão.

Local exato onde estavam os escritórios e traillers
das contratadas.  No centro da foto, pode-se ver 
o tambor de purga, com sua chaminé,
 de onde se originou a explosão.
VER VÍDEO NO FINAL

A maior parte dos danos à unidade de processo foi térmica, causada pelas chamas que se seguiu depois da explosão, porém, a explosão inicial parece ter sido a causa da maior parte de perdas de vida.
Foram vitimadas 115 pessoas sendo que 15 fatais onde 11 mortos trabalhavam para empresas prestadoras de serviços.
A maioria dos mortos e dos feridos encontrava-se no interior dos traillers e escritórios provisórios que era usado para reuniões de segurança, avaliação de progresso da parada de manutenção da Unidade de Ultra Craqueamento e  almoxarifado. Eles estavam dentro do raio de 50 m da explosão.

Local onde estavas localizados os escritórios provisórios das empresas contratadas.

Acredita-se que um carro possa ter fornecido a ignição necessária para a nuvem de vapor explosiva.
O calor do incêndio era tão intenso que vários carros no estacionamento próximo explodiram em chamas e muitas casas fossem danificadas com o deslocamento de ar.

Combate ao incêndio na Unidade de Isomerização.

CAUSA DO ACIDENTE

Erro Operacional??? Tire a sua conclusão assistindo ao vídeo abaixo que explica graficamente em 3D a sequência de eventos que culminaram na explosão em uma das maiores refinarias do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário